Festival de Cinema de Gramado - Escolha seu Hotel Pousada

Antes de vir ao Festival de Cinema de Gramado, escolha o seu Hotel ou Pousada para que a sua estadia em Gramado seja do jeito que você quer.

O melhor de Gramado

Hotel em Gramado

Hotel em Gramado

No Gramado Serra Gaúcha você irá encontrar o melhor Hotel em Gramado.

Pousada em Gramado

Pousada em Gramado

Uma Pousada em Gramado poderá ser a sua escolha para se hospedar em Gramado.

Chocolate de Gramado

Chocolate de Gramado

O Chocolate de Gramado é conhecido nacionalmente por sua qualidade e sabores únicos.

Móveis de Gramado

Móveis de Gramado

Como um dos ícones da indústria gramadense, os Móveis de Gramado conquistam o Brasil e o mundo.

Compras em Gramado

Compras em Gramado

Assim como as outras atrações de Gramado, fazer Compras em Gramado é muito especial.

Natal em Gramado - Natal Luz Gramado

O Natal em Gramado é o evento mais esperado do ano em Gramado. O Natal Luz Gramado é o espetáculo de Natal mais encantador do Brasil.

< Voltar
Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado

O Festival de Cinema de Gramado é o segundo Festival de Cinema mais antigo do Brasil – foi palco de momentos significativos para a história e afirmação da arte cinematográfica no país.

A cidade de Gramado passou a fazer parte do cenário do cinema nacional em janeiro de 1973, quando o Festival Brasileiro de Gramado foi oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema. A primeira edição surgiu da união da Prefeitura Municipal de Gramado com a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Kikito - Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado - Sobre o Kikito

Símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Cinema de Gramado, o Kikito foi criado pela artesã Elisabeth Rosenfeld.

O Kikito, uma figura risonha, um “Deus do bom-humor”, com 33 centímetros de altura era o símbolo da cidade de Gramado e apenas mais tarde tornou-se o troféu do Festival de Cinema de Gramado.

Achava-se que o Kikito era feito de ouro - pois falava-se em "Kikito de Ouro" - mas o Kikito era confeccionado em madeira. A confusão se dava por referência a prêmios de outros festivais, como o Leão de Ouro de Veneza ou a Palma de Ouro de Canne.

Atualmente o Kikito é feito de Bronze e continua a atrair público cada vez mais apaixonado pelo Cinema Nacional, reforçando Gramado como a cidade sede do Festival de Cinema Nacional.

Estado mais "europeu" do Brasil

Festival de Cinema em Gramado - No estado mais "europeu" do Brasil

O Festival de Cinema de Gramado acontece sempre na primeira quinzena do mês de agosto, no Palácio dos Festivais, centro de Gramado.

O Festival de Cinema começou no verão, mas Gramado mostra todo o seu charme e romantismo no inverno. Assim, o Festival de Cinema tornou-se uma atração a mais no inverno do Rio Grande do Sul, o estado mais “europeu” do Brasil, graças ao grande número de imigrantes alemães e italianos que marcaram, desde o século passado, a cultura e os costumes da região Sul do Brasil.

Acima um exemplo da forte presença da cultura alemã na arquitetua de Gramado (na foto, relógios Kukos, originários da Floresta Negra, na Alemanha)

Coisas para fazer em Gramado

A vida em Gramado

Conheça um pouco mais sobre a vida em Gramado, sua gente, seu cotidiano.

O Bairro Planalto

Bairro Planalto em Gramado

Caminhar no Bairro Planalto, em Gramado, é conhecer a essência de como é viver em Gramado.

As ruas de Gramado

As ruas de Gramado

Fotos e curiosidades sobre o cotidiano nas Ruas de Gramado.

Imobiliária e Imóveis em Gramado

Natur Hotel Gramado - Publicidade